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Número dos ovos de Páscoa não significa padronagem em relação ao peso


Como exemplo, o Idec citou os ovos número 15 Classic, que pesam 240 gramas, e o Especialidades, da mesma numeração, que pesam 215 gramas, sendo que ambos são da Nestlé. O Ovo Batom, da Garoto, também número 15, pesa 210 gramas.
Induzindo o consumidor ao erro
Para o Idec, a diferença de peso de ovos com o mesmo número pode confundir o consumidor. "Essa enorme variação pode induzir o consumidor a erro, pois a numeração parece indicar que os ovos são iguais, quando não são", destaca a gerente de relacionamento do Instituto, Karina Alfano.

A pesquisa feita pelo Idec constatou a maior diferença nos chocolates de número 20, cujo menor preço, entre os pesquisados, foi de 300 gramas (Batom, da Garoto) e o maior, de 350 gramas (Especialidades, da Nestlé). Ou seja, uma diferença de 25%.
A ausência de padronagem não existe apenas entre marcas diferentes, como Nestlé, Garoto e Lacta, mas também entre marcas da mesma empresa. No caso da Nestlé, a pesquisa revelou uma variação de 11% entre os produtos observados.
As variações nos pesos dos produtos é explicada pela Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados). A associação, que representa 92% das indústrias de chocolates do Brasil, explica que a numeração representa, sim, uma padronização entre as fabricantes.
Padronagem
No entanto, o que é padronizado é a forma na qual o ovo é feito. “A numeração dos ovos de Páscoa diz respeito à altura da forma do ovo”, explica o presidente da Abicab, Getúlio Ursulino Netto. Assim, um ovo de número 15 é moldado em uma forma de 15 cm; o mesmo acontece com todos os demais ovos.

O peso, por outro lado, reflete a quantidade de chocolate usada na fabricação. Logo, um ovo que tem uma casca mais grossa terá um volume maior de chocolate. Se dentro tiver bombons, também será mais pesado, mesmo que seja da mesma empresa, por exemplo.
Conhecimento dos consumidores
Uma pesquisa realizada pelo Idec, entre os meses de fevereiro e março deste ano, revelou que grande parte dos consumidores não sabe o que significam os números dos ovos. Dos 1.837 entrevistados, 20% acreditam que a numeração corresponde ao peso/quantidade de chocolate; 11% pensam que o número não significa nada e 18% afirmam que não sabem ou nunca pensaram no assunto.

A maioria (51%) acredita que o número significa o tamanho do ovo, resposta, em parte correta. O Idec acredita que o número deveria se basear na quantidade de chocolate dos ovos. "Essa padronização facilitaria muito a informação ao consumidor. Além disso, tornaria muito mais prática a comparação de preços entre os produtos", destaca Karina.
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